Notícias  
A presidenta sumiu, a noiva sumiu, Cadê o ponto focal?

Dois cenários:

PRIMEIRO: Presidente Lula, 9 governadores, 9 ministros incluindo a mãe Dilma Rousseff compareceram à cerimônia de casamento da..... Qual era mesmo o nome da filha da Dilma Rousseff? Pouca gente lembra, mas é Paula, e em algumas reportagens, nem citava o nome dela, só era citada como filha da Dilma Rousseff. Durante o casamento a noiva ficou em terceiro plano. Todos os convidados estavam maravilhados com tantas pessoas famosas, que muitos nem sequer foram ver a noiva.

SEGUNDO: Pela primeira vez na história brasileira, uma mulher foi destaque na posse da presidenta do Brasil, e não foi a Dilma Rousseff, foi a Marcela Tedeschi Temer, esposa do vice presidente Michel Temer. O sucesso foi tanto que a nova vice-primeira-dama chegou ao segundo lugar nos trending topics do Twitter (lista dos assuntos mais comentados no microblog) no Brasil e à sétima posição no mundo. Enquanto a Presidenta Dilma Rousseff nem apareceu nas listas dos mais comentados. Acho que a Paula Rousseff Araujo se sentiu vingada.

O que isso tem a ver com balões? Tem tudo a ver. Existe uma profissão chamada cerimonialista de eventos (ou Party Planner para ficar mais chique). Este profissional é responsável pelo planejamento de um evento, seja casamento ou posse de uma presidenta. Nos dois casos houve algumas infelicidades, planejadas ou não. O erro foi o mesmo, nada pode concorrer com o ponto focal. No caso de um casamento é a noiva, e no caso da posse da presidenta é a própria. No primeiro caso melhor realizar a cerimônia religiosa com os famosos, e deixar a festa só com convidados reais dos noivos. Em casos onde tem há uma pessoa famosa na família, uma saída é  esta pessoa entrar depois da cerimônia, ficar meia hora e vai embora para não constranger a noiva. No caso da presidenta, a vice-primeira dama deveria ir menos chamativa, com menos maquiagem e ficar mais afastada da presidenta.

O profissional em decoração com balões tem a mesma preocupação. O ponto focal não pode ter concorrente, se isso ocorrer, o (a) cliente pode até não expressar, mas ficará incomodado (a).

Vamos colocar em exemplos práticos para entender melhor.

Dentro do salão de festa qual é ponto focal de uma decoração de uma festa infantil? A primeira coisa que a mãe do (a) aniversariante escolhe é a decoração com balões..... Provavelmente não. Muito provavelmente é o tema da mesa decorada. Ela escolhe a mesa decorada com muito cuidado e zelo. Ela pesquisa várias decoradoras de mesa e escolhe aquela que mais lhe agradou. Portanto dentro do salão de festa, a mesa decorada é o ponto focal. Os balões neste caso entram como elemento para reforçar a mesa. Fazer com que a mesa fique ainda mais em destaque, realçando com cores e simplicidade, provocando os olhares diretamente para a mesa decorada (ou cenário decorado). Desta forma as pessoas vão comentar da mesa decorada e não dos balões.

O grande erro de um decorador de balões é apagar o ponto focal. Personagens de balões, peças chamativas de balões, excessos de linhas com balões 260, flores e borboletas em grande quantidade, desviam a atenção do ponto focal de modo que a mãe até elogia, mas no fim da festa não sabe por que está tão incomodada. E sem saber e com razão culpa os balões. Faz parte do decorador de balões saber resolver este problema e ajudar a mãe fazendo uso do seu conhecimento.

Para trabalhar com balão em mesa decorada, pense como se a mesa fosse uma pintura e o balão a moldura. Uma moldura nunca pode pedir mais atenção que a pintura.

Para o caso da mesa decorada sugiro as seguintes dicas:

- Pesquise as cores predominantes da mesa e tente fazer um contorno com cores do tema, de preferência os mais escuros para o lado de fora para criar um limite do ponto focal, pois a cor escura é mais pesada e é ele que define a linha em um fundo mais claro.

- Dê preferência para decoração clássica (guirlanda, arco, mural, painel) e complemente com poucos elementos sem deixar se destacar muito.

- Crie linhas com guirlanda que apontem para a mesa, assim forçará a visão do expectador dirigir mais para a mesa decorada. Se o tema for mais romântico ou elegante com princesas, dê preferência para curva de Hogarth (a linha da beleza na forma da letra “S”), ou crescente (na forma de lua crescente), se o tema for mais de meninos, utilize mais ritmo (repetição) de elementos mais simples com pouco detalhe.

- Mesmo estando no mesmo salão de festa, algumas peças não precisam seguir estas regras, como exemplo a centro de mesa, o arranjo da mesa de Buffet, a caixa de presente.

- Se usar uma combinação monocromática, coloque os mais escuros para fora e os mais claros para dentro. Isto provoca a visão para “dentro”, ou seja, para a mesa.

- Tente criar contorno da mesa dos 3 lados. Em cima e dos dois lados.

- Procure não avançar para frente da mesa decorada. Se você não é o responsável da mesa, peça para a responsável da mesa colocar um pouco mais a frente para que fique mais em destaque, e os balões mais atrás para dar reforço.

- Durante as fotos, os pais e o (a) aniversariante podem ficar no meio do cenário da mesa decorada. Caso os balões sejam o fundo, procure utilizar menos mistura de cores deixando-o clean. Dê preferência para cores mais claras. Se as pessoas estiverem com roupas escuras, o painel mais claro deixa as pessoas mais magras, se as pessoas estiverem com cores claras, o fundo claro não interfere tanto. O contrário confunde o contorno de cabelo e quem estiver com roupas escuras. Para o fotógrafo é fácil ajustar para o fundo claro, mas no caso do fundo escuro, as pessoas ficam estouradas (claro demais), pelo fato que a câmera ajusta automaticamente pela média de luz disponível.

Explique ao seu cliente o motivo pelo qual está escolhendo as cores e as peças, usando as informações acima. Deixando bem claro estes fatos, fará com que o seu cliente ganhe mais confiança pelo seu profissionalismo e você realmente estará ajudando-o com o seu conhecimento.

Quando a decoração é externa, por exemplo, um cenário do lado de fora de uma casa de festa (Buffet), o balão pode ser o ponto focal. Neste caso a liberdade é maior, desde que escolha um ponto focal dentro de todo o cenário. Neste caso o maior truque para quem trabalha com balões é utilizar um tema secundário se o primário for um tema licenciado. Exemplo, se o tema é NEMO da Disney, monte com balões elementos que simbolizem o fundo do mar. O mesmo tema secundário serve para “A pequena sereia” e “Bob Esponja”. Assim evita de montar uma peça de balão pirata. Para quem quiser usar o tema primário na decoração, a Regina Festas vende diretamente ao decorador as peças da linha Regina PRO Lei: totens, painéis, caixa de presentes, apliques e móbiles todos licenciados. (www.reginaproline.com.br)

Eduardo Seiti

 
 
 
Home      Outras Notícias